Ana Luiza NevesDiretora |
Carolina HoskenDiretora |
Duda ZuinDiretora |
Isabela LanaDiretora |
Após a Segunda Guerra Mundial e com a Guerra Fria, ter influência sobre as nações americanas era de extrema relevância para os Estados Unidos, que temiam a influência que as ideologias soviéticas estavam tendo tão perto de casa. Nesse sentido, uma série de golpes militares foram patrocinados por essa superpotência, o que causou em toda América Latina injúrias que ainda não foram completamente cicatrizadas e abriu veias que, mesmo hoje, permanecem abertas.
Esse período de instabilidade política foi marcado por eleições conturbadas, formação de guerrilhas e conflitos armados, que resultaram em um número preocupante de mortos e refugiados. Além disso, os sucessivos Golpes de Estado tornaram as nações da América Latina ainda mais propícias a eventos catastróficos em suas economias, sendo que a década de 80 passou a ser conhecida como a “Década Perdida” do ponto de vista econômico.
Assim, na OEA, nossos delegados deverão voltar ao ano de 1987 para desbravar conflitos e utilizar da cooperação e de meios diplomáticos para resolver as tensões políticas, problemas sociais e crises econômicas no continente, questões que possuem um denominador em comum: a intervenção de um agente externo que deu origem a governos autoritários.
- Argentina
- Belize
- Bolívia
- Brasil
- Canadá
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- El Salvador
- Equador
- Estados Unidos Da América
- Guatemala
- Haiti
- Honduras
- Jamaica
- México
- Nicarágua
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- República Dominicana
- Uruguai
- Venezuela
A SiSA Social (SiSo) é um projeto que surgiu no ano de 2017, por meio da iniciativa da Secretária Geral da quinta edição da SiSA, Lillie Lima, visando tornar o ambiente de simulações um espaço mais democrático e com maior representatividade. O projeto, que teve como objetivo inicial garantir a isenção da taxa de inscrição para alunos de baixa renda que nunca tiveram a oportunidade de simular, serviu de exemplo para iniciativas semelhantes em outras simulações.
O projeto, que a SiSA continuará adotando em sua décima edição, tem como objetivo garantir a isenção da taxa de inscrição para alunos de baixa renda que nunca tiveram a oportunidade de simular e serviu de exemplo para iniciativas semelhantes em outras simulações.
17h00 - Credenciamento
18h30 às 20h30 - Cerimônia de abertura, com discurso de palestrante
08h30 - Primeira Sessão
10h00 - Coffee Break
10h30 - Segunda Sessão
12h30 - Almoço
13h30 - Terceira Sessão
15h30 - Coffee Break
16h00 - Quarta Sessão
09h00 - Quinta Sessão
10h30 - Coffee Break
11h00 - Quarta Sessão
13h00 - Almoço
14h00 - Quinta Sessão
15h30 - Coffee Break
16h00 - Sexta Sessão, com Votações Informais e despedidas
18h00 às 20h00 - Cerimônia de Encerramento com iniciativa cultural