Ana SadalaDiretora |
Laura ReisDiretora |
Luiza MuradasDiretora |
Sofia AmaralDiretora |
Na última década, o número de golpes militares no continente africano tem crescido em níveis anormais, de modo que, se o ritmo continuar o mesmo, ao final da década terão-se mais golpes do que em qualquer outro período desde a onda de independências na década de 1960. Um desses golpes ocorreu no Gabão, em agosto de 2023, o que colocou em risco a democracia e o bem estar da população gabonesa.
A tomada de poder pôs fim ao mandato de mais de 50 anos da família Bongo no país, sendo que os comandantes do exército disseram que decidiram "defender a paz ao colocar um fim no atual regime". Após o golpe militar no Gabão, a questão dos direitos humanos no país tem sido cada vez mais discutida pelos órgãos internacionais e gerado grande preocupação nos países vizinhos, uma vez que todos os direitos que a recente constituição gabonesa previa foram suspensos, o que ocasionou na liberdade do grupo em poder realizar múltiplas mudanças no estilo de governo e na maneira de tratar sua população.
Assim, no CDH os delegados deverão se aprofundar no Golpe Militar que aconteceu no Gabão, levando em conta o contexto que levou à sua ocorrência, suas consequências e violações dos direitos humanos. Com isso, também deve estar em debate possíveis soluções para a situação de instabilidade encontrada atualmente no país.
- África Do Sul
- Angola
- Argélia
- Burkina Faso
- Camarões
- Chade
- China
- Egito
- Estados Unidos Da América
- França
- Gabão
- Guiné
- Human Rights Watch
- Mali
- Níger
- Programa Das Nações Unidas Para O Desenvolvimento (PNUD)
- Reino Unido
- República Centro-Africana
- República Do Congo
- Rússia
- Sudão
A SiSA Social (SiSo) é um projeto que surgiu no ano de 2017, por meio da iniciativa da Secretária Geral da quinta edição da SiSA, Lillie Lima, visando tornar o ambiente de simulações um espaço mais democrático e com maior representatividade. O projeto, que teve como objetivo inicial garantir a isenção da taxa de inscrição para alunos de baixa renda que nunca tiveram a oportunidade de simular, serviu de exemplo para iniciativas semelhantes em outras simulações.
O projeto, que a SiSA continuará adotando em sua décima edição, tem como objetivo garantir a isenção da taxa de inscrição para alunos de baixa renda que nunca tiveram a oportunidade de simular e serviu de exemplo para iniciativas semelhantes em outras simulações.
17h00 - Credenciamento
18h30 às 20h30 - Cerimônia de abertura, com discurso de palestrante
08h30 - Primeira Sessão
10h00 - Coffee Break
10h30 - Segunda Sessão
12h30 - Almoço
13h30 - Terceira Sessão
15h30 - Coffee Break
16h00 - Quarta Sessão
09h00 - Quinta Sessão
10h30 - Coffee Break
11h00 - Quarta Sessão
13h00 - Almoço
14h00 - Quinta Sessão
15h30 - Coffee Break
16h00 - Sexta Sessão, com Votações Informais e despedidas
18h00 às 20h00 - Cerimônia de Encerramento com iniciativa cultural